sexta-feira, 24 de junho de 2011



O que é?

Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores. Uma definição mais formal de pesquisa de mercado:

“A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.



Por que fazer?



Pesquisa de mercado deve ser feita para verificar a validade e a viabilidade de uma hipótese ou responder questões-chave do negócio. Ela deve ser entendida apenas como um meio para obter informações e conseqüentemente dar base a decisões melhores no âmbito do marketing da empresa ou futura empresa. Não se faz pesquisa apenas por fazer. Antes de qualquer coisa precisa haver uma dúvida, uma questão, uma percepção de que algo ocorre no mercado.

Para que serve?

Para conhecer e monitorar o mercado consumidor e concorrente, dimensionar a demanda, verificar a presença do público-alvo (clientes e prospects), avaliar resultados de ações de marketing, identificar e dimensionar problemas ou necessidades, observar tendências, avaliar a satisfação dos consumidores, testar produtos e estratégias antes do seu lançamento, analisar as práticas da concorrência (quantidade e agressividade), monitorar a dinâmica e o comportamento dos diferentes segmentos e nichos.
 

3 comentários:

  1. ola Sr. Luis miguel, a tua ideia de criar este bloq é rica e nao so, e é provavel que as empresas devem saber o que os seus clientes querem no consumo,isto a qualidade, etc..

    Obrigado a toda equipa

    ResponderEliminar
  2. Conhecer o consumidor, saber como se movimenta na loja, o que atrai os seus olhos, o que prende a sua atenção, o que o incomoda quando está no estabelecimento, quais os seus pontos de interesse e porque escolhe determinada loja em detrimento de outra. Estes são alguns factores fundamentais que a empresa deve ter em conta.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Mamadu, pelos seus comentarios... sim, concordo, porem nao começamos a fazer pesquisas sobre as empresas, estas duas sao para conhecer um poco mais do perfil dos consumidores, Mas estaremos fazendo pesquisas bem abrangentes em cada segmento de negocios da Guiné,e tambem faremos estas mesmas nas ruas para sabermos das pessoas que nao tem acesso a Net...LUÍS MIGUEL A.P.

    ResponderEliminar